
Mestre Ricardo Sales
Sou Mestre de Congo, nascido e criado na Banda de Congo Amores da Lua que foi fundada pelo meu bisavô, Alarico de Azevedo, e minha bisavó, D. Cecília Rosa. Sou também o responsável pela manutenção da Banda de Congo. Produzo a Festa de São Benedito na Cidade de Vitória, idealizo as vestimentas e acessórios e faço a manutenção dos instrumentos e adereços da Banda de Congo.
Dados Pessoais
Rodovia Serafim Derenzi, 11044, Sede da Banda de Congo Amores da Lua - Santa Martha - Vitória/ES - CEP: 29046-513
Descrição Detalhada
O congo é um universo que reúne conceitos, atores, objetos, práticas, linguagens e locais em torno da devoção a São Benedito e outros santos. É uma devoção cujos ritos são sempre performances de sons, movimentos, música, dança, cores e formas, sensações e sentimentos. Manifesta-se através das bandas de congo e dos rituais promovidos por estas, apresentando grande diversidade de formas e práticas. Uma das bandas de congo mais tradicionais de estado é a Banda de Congo Amores da Lua, do Bairro de Santa Martha na cidade de Vitória. A Banda de Congo Amores da Lua foi fundada em 1945 por vontade de D. Cecília Rosa, parteira, benzedeira e capela de ladainha, e seu marido, Sr. Alarico de Azevedo, bisavós do atual mestre, na região que se chamava Mulembá. Depois a Banda passou para Mestre Reginaldo Sales, casado com D. Maria de Lourdes, filha dos fundadores. Em 2013 Mestre Reginaldo passou a banda para seu filho, Mestre Rui Barbosa Sales e seu neto, Mestre Ricardo Sales. Mestre Ricardo Sales é a quarta geração de Mestre da Banda de Congo Amores da Lua, ao lado de seu pai, e de sua mãe, D. Celeuza Alves Sales, a Rainha de Congo. Os festejos de São Benedito da Banda de Congo Amores da Lua começam com a Cortada do Mastro, no dia 8 de dezembro, dia de N. Sª da Conceição. Dia 24 de dezembro a Banda realiza a Procissão de São Benedito levando a imagem do santo pelas ruas do Bairro Santa Martha e, no dia 25 de dezembro, acontece a grande festa da Puxada do Navio pelas ruas da Grande Maruípe, até a Igreja de São Benedito, no alto de Santa Martha, onde chegamos ao ponto alto dos festejos: a Fincada do Mastro. No Domingo de Páscoa o ciclo se completa com a Retirada do Mastro. A Banda Amores da Lua também participa das festas e encontros de bandas da Serra, de Nova Almeida, de Timbuí, do Fundão, de Roda D’Água, em Cariacica, e da Festa do Caboclo Bernardo, em Regência, Linhares. E participa de divertas comemorações e procissões católicas como a Procissão Marítima e na igreja de São Pedro, na Praia do Suá; a Procissão de Santo Antônio, na Basílica Santuário; a Fincada do Mastro de São João de Petrópolis, em Santa Tereza; Fincada na igreja do Rosário, no Centro de Vitória; Fincada Mastro de São Benedito nas igrejas de São Benedito, no alto do Itararé, em Vitória e na Comunidade de São Benedito em Rosa da Penha; e em muitas outras festas e eventos, religiosos, civis e educativos. A Banda Amores da Lua tem 38 membros, entre mestres, conguistas, dançarinas, princesas, crianças, e pessoal de apoio. Ricardo Sales divulga o seu trabalho através página de Facebook Banda de Congo Amores da Lua (https://www.facebook.com/bandadecongoamoresdalua/). Astoadas da Banda de Congo Amores da Lua podem ser ouvidas nos CDs gravados na época de Mestre Reginaldo Sales, em comemoração aos jubileus da banda e estão disponíveis na plataforma Soundclaud, “Amores da Lua 50 anos”, de 1995, e “65 anos da Banda de Congo Amores da Lua”, de 2009.

Trailer do documentário "O que é meu vem a mim" (2016)

vídeo Documentário Festa de São Benedito

Banda de Congo Amores da Lua

Infância de Mestre Ricardo: aos 4 anos na Puxada de Barco com roupa de marinheiro.
_radio_espírito_santo-41927fe7800d2e79fa1243e0507a899a.jpg)
Infância de Mestre Ricardo: aos 5 anos - já acompanha a banda (1990)
_festa_são_pedro_praia_do_suá_3-fd43f0391b8f61294c27172f54c83817.jpg)
Ricardo Sales aos 15 anos se torna Coordenador da Banda de Congo e começa mudar as roupas e o ritual da banda

Ricardo Sales é Capitão de Congo e a sua Banda possui novas vestimentas e adereços. 2005.

Banda de Congo Amores da Lua. UFES, 2018

Apresentação cultural da Banda de Congo Amores da Lua

O Congo de Casaca -Apresentação com a Orquestra Sinfônica do ES

2018

2018

2019

Fincada de Mastro, sob a chuva de papéis em Tímbuí. 2024

Rainha D. Celeuza, mãe do Mestre Ricardo

Finada Rainha recebendo o Prêmio Armojo

A Banda de Congo Amores da Lua foi agraciada com o primeiro prêmio Aldir Blanc

2022

Banda Amores da Lua participa do carnaval de Vitória

Mestre Ricardo Sales recebe Diploma de Honra ao Mérito da Câmera de Vitória. 2025

Participação em Podcast Papo de Mestres. 2024

Websérie de Mestre Ricardo Sales. 2024

A foto mais antiga da Banda de Congo Amores da Lua com os fundadores Mestre Alarico de Azevedo e D. Maria Rosa. Anos 1960.