Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Mestre Ricardo Sales

Sou Mestre de Congo, nascido e criado na Banda de Congo Amores da Lua que foi fundada pelo meu bisavô, Alarico de Azevedo, e minha bisavó, D. Cecília Rosa. Sou também o responsável pela manutenção da Banda de Congo. Produzo a Festa de São Benedito na Cidade de Vitória, idealizo as vestimentas e acessórios e faço a manutenção dos instrumentos e adereços da Banda de Congo.

Dados Pessoais

Rodovia Serafim Derenzi, 11044, Sede da Banda de Congo Amores da Lua - Santa Martha - Vitória/ES - CEP: 29046-513

Descrição Detalhada

O congo é um universo que reúne conceitos, atores, objetos, práticas, linguagens e locais em torno da devoção a São Benedito e outros santos. É uma devoção cujos ritos são sempre performances de sons, movimentos, música, dança, cores e formas, sensações e sentimentos. Manifesta-se através das bandas de congo e dos rituais promovidos por estas, apresentando grande diversidade de formas e práticas. Uma das bandas de congo mais tradicionais de estado é a Banda de Congo Amores da Lua, do Bairro de Santa Martha na cidade de Vitória. A Banda de Congo Amores da Lua foi fundada em 1945 por vontade de D. Cecília Rosa, parteira, benzedeira e capela de ladainha, e seu marido, Sr. Alarico de Azevedo, bisavós do atual mestre, na região que se chamava Mulembá. Depois a Banda passou para Mestre Reginaldo Sales, casado com D. Maria de Lourdes, filha dos fundadores. Em 2013 Mestre Reginaldo passou a banda para seu filho, Mestre Rui Barbosa Sales e seu neto, Mestre Ricardo Sales. Mestre Ricardo Sales é a quarta geração de Mestre da Banda de Congo Amores da Lua, ao lado de seu pai, e de sua mãe, D. Celeuza Alves Sales, a Rainha de Congo. Os festejos de São Benedito da Banda de Congo Amores da Lua começam com a Cortada do Mastro, no dia 8 de dezembro, dia de N. Sª da Conceição. Dia 24 de dezembro a Banda realiza a Procissão de São Benedito levando a imagem do santo pelas ruas do Bairro Santa Martha e, no dia 25 de dezembro, acontece a grande festa da Puxada do Navio pelas ruas da Grande Maruípe, até a Igreja de São Benedito, no alto de Santa Martha, onde chegamos ao ponto alto dos festejos: a Fincada do Mastro. No Domingo de Páscoa o ciclo se completa com a Retirada do Mastro. A Banda Amores da Lua também participa das festas e encontros de bandas da Serra, de Nova Almeida, de Timbuí, do Fundão, de Roda D’Água, em Cariacica, e da Festa do Caboclo Bernardo, em Regência, Linhares. E participa de divertas comemorações e procissões católicas como a Procissão Marítima e na igreja de São Pedro, na Praia do Suá; a Procissão de Santo Antônio, na Basílica Santuário; a Fincada do Mastro de São João de Petrópolis, em Santa Tereza; Fincada na igreja do Rosário, no Centro de Vitória; Fincada Mastro de São Benedito nas igrejas de São Benedito, no alto do Itararé, em Vitória e na Comunidade de São Benedito em Rosa da Penha; e em muitas outras festas e eventos, religiosos, civis e educativos. A Banda Amores da Lua tem 38 membros, entre mestres, conguistas, dançarinas, princesas, crianças, e pessoal de apoio. Ricardo Sales divulga o seu trabalho através página de Facebook Banda de Congo Amores da Lua (https://www.facebook.com/bandadecongoamoresdalua/). Astoadas da Banda de Congo Amores da Lua podem ser ouvidas nos CDs gravados na época de Mestre Reginaldo Sales, em comemoração aos jubileus da banda e estão disponíveis na plataforma Soundclaud, “Amores da Lua 50 anos”, de 1995, e “65 anos da Banda de Congo Amores da Lua”, de 2009.

Propriedades do Agente: